Colegio Conexão Curitiba

Início | Projeto Conexões

Projeto Conexões

A nossa proposta de educação propõe um ensino baseado em uma educação libertadora, tendo como perspectiva a transformação da sociedade em que vivemos e fortalecer os valores humanos que valorizem a crença em Deus, o amor ao próximo e o respeito a todas as formas de vida.

O cenário educativo das últimas décadas demanda uma inegável inquietação pela busca de respostas sobre as dificuldades de ensinar e aprender, os índices das avaliações externas provam a necessidade de mudança. (Re)significar o ensino tem sido um desafio constante para aqueles que acreditam que a educação deve ser composta de momentos de desenvolvimento das potencialidades humanas, pela busca da leitura, da escrita e da resolução de problemas. Esse desafio para nós já foi superado, pois materializamos em nossa escola um ensino pautado na felicidade e nas aprendizagens significativas.

Projeto Conexões

É fato que a escola é um espaço de aprendizagem, convivência, ação política e social, e por isso deve estar atenta aos problemas que afligem a comunidade educativa, possibilitando uma intervenção ativa nas questões sociais e ambientais. Os procedimentos colocados em prática dentro da sala de aula do Colégio Conexão instigam e propiciam o diálogo entre as ciências, as sociedades, as culturas, de forma a compreender as necessidades humanas de sua contemporaneidade, problematizá-las e delinear caminhos e modos de enfrentamento dessas questões, como possibilidades de respostas e de posicionamento. Tal prática garante a elaboração de propostas de intervenção na realidade, visando um conjunto de propostas e ações, onde o ponto de partida seja o conhecimento e o ponto de chegada seja o desenvolvimento de habilidades, competências e a (re)construção da sociedade. Acreditamos em uma Educação que seja porta de passagem em busca de novos espaços. O que for aprendido em nossa escola é definido, construído, materializado e conquistado por todos. O conhecimento vai muito além do que os livros podem revelar. Nosso pensamento é livre, e devemos navegar por todas as possibilidades que existem. Por isso que é preciso gerar possibilidades para que o educando construa seu conhecimento, desenvolva habilidades e amplie as competências. Cabe a todos os espaços de aprendizagem garantir o exercício da cidadania, um local de experimentações, da materialização dos sonhos, de ampliação da afetividade e das relações. Devemos acima de tudo, gerar o protagonismo, garantir o diálogo e os espaços harmoniosos.

Projeto Conexões

A Nossa Proposta de Escola visa materializar a autonomia e protagonismo para todos os estudantes e educadores, pautados em uma prática avaliativa diferenciada, com salas de aula diferenciadas, com procedimentos pautados em objetivos. A nossa prática está centrada nos conhecimentos prévios dos estudantes e a sua ampliação a partir da leitura do mundo em que vivemos, visando construir uma nova maneira de viver, pensar, produzir e consumir; e novas relações entre os personagens que atuam no contexto da sala de aula, escola, comunidade e sociedade.